O Poder das Palavras de Incentivo na Luta contra as Drogas

Por: José Roberto Marques | Blog | 16 de março de 2017

Home > Blog > Desenvolvimento Pessoal > O Poder das Palavras de Incentivo na Luta contra as Drogas

Burlingham/Shutterstock

 

As palavras de incentivo são importantes para que as pessoas tenham motivação para superar o problema das drogas

Sabia que as palavras de incentivo são muito importantes? Pois é, muitas pessoas não acreditam muito em seu poder, entretanto, elas são elementos chave quando precisamos elevar nossa autoestima, nos empoderar e encorajar a sobrepor nossas dificuldades e desafios e para continuar a lutar e realizar nossas metas e sonhos.

Não por acaso, a torcida faz tanta diferença no esporte e, pode ser fator decisivo, para uma equipe ou atleta motivarem-se a ir além e conquistar a vitória. Entretanto, hoje vamos falar de um assunto sério que é a dependência química e buscar entender como as palavras de incentivo podem ajudar uma pessoa a ter a motivação que precisa para buscar tratamento e se libertar.

O Problema das Drogas

Quando falamos no vício das drogas qualquer sentimento positivo é bem-vindo, pois a pessoa que está adoentada é um dos seres humanos que mais precisam deste apoio para lidar de frente com seu problema e superar sua dependência. Contudo, existem muitas barreiras em sua jornada e, uma delas é o ambiente onde vive o dependente. Digo isso porque a sua doença acaba afetando negativamente sua família, que nem sempre sabe ao certo como lidar com a questão ou usa as melhores palavras e atitudes para com a pessoa.

Isso é perfeitamente compreensível, pois ninguém nasce sabendo como lidar com esta situação ou exatamente como ajudar. Às vezes, os familiares acham que dando bronca ou limitando o acesso ao dinheiro, vão conscientizar o dependente a querer parar com o vício, o que pode ser um grande engano.

Além disso, cada membro do núcleo familiar vê e trata de forma diferente o problema de seu parente, que pode ser um filho, irmão ou irmã, pai, mãe, primo, neto… Muitas vezes isso causa muitas brigas, muitos conflitos familiares que acabam criando um abismo entre as pessoas e impedindo que aqueles que estão “sãos” possam ajudar seu parente a se libertar das drogas.

Deste modo, as palavras de incentivos são constantemente substituídas por xingamentos, troca de acusações e nos casos mais severos, até mesmo por violência física. Porém, isso é o que de pior acontecer, pois só afasta mais a pessoa de sua família e a aproxima ainda mais do submundo dos entorpecentes.

Se você deseja seguir por outro caminho e ajudar de alguma forma seu familiar a entender seu problema e, mais ainda que precisa buscar ajuda, é importante saber dizer as palavras certas e oferecer o incentivo que este indivíduo precisa para iniciar seu tratamento e se libertar da dependência.

O Poder das Palavras de Incentivo

Bem, a decisão de parar de usar drogas é sempre da pessoa que tem o problema, pois deve nascer de um desejo, de uma vontade verdadeira de mudar de vida e de ficar “limpo” novamente. Mas claro toda ajuda é bem-vinda, especialmente, se for motivada por sentimentos positivos que acolham a pessoa e a motivem a continuar focada em sua recuperação.

De sua parte, independente de mágoas e ressentimentos, é importante sempre tratar a pessoa com respeito e reconhecer suas qualidades, seus talentos, suas competências e habilidades e sua vontade de fazer suas transformações. Por isso, evite críticas negativas ou fazer comentários que nada agregam ao momento dela.

E claro, busque oferecer o conforto das palavras de incentivo. Diga:

  • Eu amo você e acredito em sua recuperação;
  • Você não está sozinho, conte comigo, estou com você;
  • Eu confio que você é capaz e admiro sua determinação;
  • Com foco e resiliência, você vai se libertar do seu problema;
  • Você é uma pessoa maravilhosa, aceite ajuda;
  • Eu perdoo seus erros e peço que me perdoe também;
  • Eu estou junto com você nesta caminhada, vamos vencer;
  • Você é maior que o seu problema, mostre sua grandeza;
  • As portas do tratamento estão abertas para você, experimente abri-las;
  • Seu passado não pode definir seu futuro. Sempre há tempo para mudar;
  • As drogas não são você, são apenas uma parte de sua vida que pode deixar para trás;
  • Buscar ajuda é muito importante para você se curar;
  • Você pode ter uma vida infinitamente melhor se aceitar seu problema e se tratar;
  • Grandes desafios são para grandes pessoas. Você é grande e eu acredito em você;
  • Tenha coragem, seus esforços e sacrifícios valerão muito a pena!
  • Você é um ser de luz maravilhoso, deixe sua luz brilhar e caminhe nesta direção;
  • Alimente seu desejo íntimo e profundo de mudança, busque um sentido para viver e lute por ele, lute contras seu vício, lute por você.
  • Sempre existe um caminho para a recuperação. Muitos conseguiram; você pode e vai conseguir também. Acredite!

Estes são exemplos de frases de incentivo que você pode usar para ajudar seu parente ou amigo a se empoderar e ficar mais confiante para buscar ajuda, um tratamento e finalmente conseguir se libertar da dependência das drogas. Fale, diga em alto e bom som e repita tudo isso sempre, pois tudo que for para ajudar; deve ser usado em prol da libertação da pessoa. Lute e vença junto! É possível!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s