CRISE NO CASAMENTO GEROU UMA NOVA RELAÇÃO

written by Thiago Biancheti 16 de agosto de 2018

 

Parece loucura pensar que podemos tirar proveito de uma crise, afinal, crise traz desconforto, medo e muitas vezes dor. Em momentos de crise, nos deparamos com frases de incentivo que nos dizem que “tudo passa”, “vai ficar ainda melhor”, “tudo terminará bem”.

Não acreditamos que o tempo é o remédio para tudo, mas as nossas ações bem planejadas, sim. Elas podem curar, atingindo a raiz do problema. Para nós, família Amor-Exigente, quando preparamos a crise sabendo que ela vai acontecer, nos fortalecemos para tirar proveito desse momento delicado.

Como gosto de exemplos, aqui vai a história do casal Márcia e Marcelo. O casamento estava complicado. Ele estava desempregado há 10 anos e vivia desmotivado consigo próprio, vivia mal-humorado e até era agressivo com Márcia. Ela nunca deixava faltar nada em casa e dava carta branca para o marido usar o dinheiro da família como quisesse. Achava que assim, ela estava fazendo o melhor para que ele se sentisse confortável financeiramente e com a autoestima alimentada. O fato é que aparentemente isso até acontecia. Ele achava que escondia bem seu sentimento de fracasso tentando se fazer de “o dono da bola”. Ele comprava o que queria, investia naquilo que achava melhor e até ousava em controlar o dinheiro que Márcia gastava com suas necessidades pessoais. Quanto mais ele fingia para todos e para si mesmo, mais ele se acomodava. Márcia crescia profissionalmente e supria suas necessidades emocionais trabalhando excessivamente. Marcelo sentindo-se inferiorizado, pois não conseguia valorizar sua esposa. O distanciamento emocional foi inevitável. Ele a enxergava como rival, se irritava com as conquistas dela e ela já não tinha mais admiração por ele. O relacionamento entrou em crise. Muitos conselhos foram dados. Alguns a encorajavam à separação, outros diziam que ia passar. O sofrimento de ambos afetava seus filhos e a família não funcionava mais.

Foi nesse momento tumultuado que ela conheceu o Amor-Exigente. Desistir dele não foi a escolha dela, mas desistir daquele tipo de relação sim. Márcia provocou uma crise.

Ela resolveu ter uma conversa franca, falou sobre como se sentia e decidiu que ela iria administrar a casa e o dinheiro que recebia sozinha para que ele pudesse se dedicar a si em busca de crescimento pessoal e profissional. Márcia colocou prazo para que ele mudasse de vida e arranjasse um emprego. Deixou claro que essa seria a condição para continuarem juntos.

Crise instalada, porém, como foi planejada, tudo correu como Márcia previa. Marcelo se viu numa situação que jamais imaginou. Aceitou a separação achando que ela iria recuar na decisão, mas ela se manteve firme, deixando claro que aquela relação não fazia mais sentido para ela. Dizendo que o amava, mas não aceitava o que ele estava fazendo. Marcelo tentou reagir e manipular de todas as formas, mas ela se manteve firme. Entendendo que ela não voltaria atrás, ele decidiu buscar ajuda e mudar seu comportamento. O comodismo dele, que gerava desconforto em ambas as partes, deu lugar a uma vontade de viver e encontrar realização pessoal e profissional. O emprego apareceu em menos de 10 dias e até tratamento emocional ele decidiu fazer…

A crise resultou numa relação nova. Marcelo era um novo homem e, quando chegou o tempo oportuno, eles reataram o casamento. Márcia voltou a admirá-lo, ambos estavam cada vez mais seguros. Eles entendem hoje que a crise pode trazer consequências positivas e vivem com atenção para não recaírem no comportamento que quase os levaram a se perderem um do outro. Eles têm diferenças, mas cada um assumiu seu papel diante da vida.

Por Claudia Tenório, apresentadora da RedeVida e voluntária do Amor-Exigente – edição n° 215 da REVISTAE – Agosto/2017.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s