Estado lança programa para informar a população sobre prevenção e tratamento contra as drogas

 

Estado lança programa para informar a população sobre prevenção e tratamento contra as drogas Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

Um Acordo de Cooperação estabelecido entre o governo do Estado, a União, o Poder Judiciário e o Ministério Público permite que o DEPPAD acompanhe a destinação de bens apreendidos nos processos de tráfico de drogas. Através deste trabalho, por exemplo, os veículos antes utilizados por criminosos são revertidos aos órgãos que atuam na prevenção, cuidado e repressão às drogas nos municípios.

Realidade que precisa ser prevenida

Segundo o diretor do Departamento de Políticas Públicas sobre Drogas (DEPPAD), Irany Bernardes Souza, os dados sobre drogas são alarmantes. “Mais da metade dos adolescentes brasileiros já experimentaram o álcool entre as idades de 12 e 14 anos. A idade média para o primeiro uso de drogas varia entre 12,8 anos para álcool, 13,9 anos para maconha e 14,4 anos para cocaína”, citou.

Souza também falou sobre os dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2016, do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. Segundo o relatório, um em cada 20 adultos, entre 15 e 64 anos, usou drogas pelo menos uma vez em 2014.

O diretor ressaltou ainda que o comércio ilícito de drogas é um dos fatores que mais gera violência na sociedade e é um dos principais responsáveis pela atual crise na área da Segurança Pública. “Diante da importância dessa temática, assumimos a missão de tratar com maior atenção essa questão tão complexa. Precisamos reafirmar as políticas públicas estatais, informar e trazer para perto das pessoas os serviços de atendimento em respeito às suas necessidades”, afirmou.

Além das ações apresentadas, o diretor Souza afirmou que uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) está sendo construída para o desenvolvimento de um curso de capacitação, destinado a toda a população interessada, na modalidade Ensino a Distância (EaD). A estimativa é que o curso esteja disponível no segundo semestre de 2018.

Texto: Cassiane Osório
Edição: Léa Aragón/ Secom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s