A CONQUISTA DE UM CAMINHO Prefácio Donald M. Lazo

Recebi este livro de um companheiro muito especial, e gostaria de compartilhar com vocês.

Ele é composto pelo Prefácio e 06 capítulos, que serão colocados em separados e ai…

Tenho certeza que a pessoa que lê este livro não só se deliciará com seu conteúdo, mas poderá até encontrar nele um novo rumo para a sua própria vida.

Donald M. Lazo

Mogi das Cruzes, 23 de agosto de 2001.

                                                          A CONQUISTA DE UM CAMINHO

Prefácio
                                                                                                              Donald M. Lazo

 

De uma forma ou outra, passei quase 60 anos de minha vida envolvido com dependência química. Dos 13 aos 36 anos, fui bebendo e desenvolvendo o alcoolismo. E desde os 36 anos estou em recuperação, aprendendo sobre a doença. Toda a minha experiência me levou a concluir que a dependência química era a doença mais prejudicial e mais desconhecida da sociedade.

Enganei-me. Apenas nos últimos cinco anos me dei conta de que a codependência que pouco tem a ver com a dependência – é a mais devastadora moléstia que existe. Afeta, de modo mais ou menos sutil, quase todas as pessoas no planeta.

Há aproximadamente 15 anos começaram a aparecer livros sobre a co dependência, sobretudo nos Estados Unidos. Eles descrevem a condição e sua origem, que não é na convivência com dependentes e sim na criação por parte dos pais.

A co dependência nasce quando nasce uma criança. O co dependente é uma pessoa que foi criada num ambiente disfuncional por pais que não souberam, não quiseram ou não puderam criá-lo adequadamente, com a extraordinária quantidade de amor que uma criança exige. Na medida que a criança deixa de ter suas carências preenchidas, ela desenvolverá um grau de insegurança e baixa autoestima que dificultará seu caminho para o resto de sua vida ou até que se trate.

A co dependência é uma condição interessantíssima e todos os livros que tenho lido sobre ela me intrigaram.Porém, um ano atrás, a meu pedido, a autora deste livro me emprestou um manuscrito de uma autobiografia que ela havia escrito. Li-a, fascinado, numa sentada, sentindo que havia deparado com uma pérola, pois se trata da co dependência vivida e descrita como nunca havia visto antes. Há trechos deste livro com os quais todos nós podemos nos identificar.

Existem (porém não são muitos) os médicos – com sua fama de serem quase deuses – que são capazes de descrever suas vidas em termos tão honestos quanto os colocados nesta obra. Há algo de extremamente humano numa história tão autêntica quanto esta. É impossível não admirar uma pessoa que relata sua história com humildade.

Além do mais, a autora é uma escritora nata. Conta sua vida de maneira quase poética. Consegue descrever, com precisão, o sofrimento e os prejuízos da co dependência que tanto mina a nossa auto estima e tanto dificulta o nosso desenvolvimento. No mesmo dia em que li o manuscrito, liguei para a autora e a implorei a publicá-lo. Para mim, este livro é mais esclarecedor e útil, para não dizer mais emocionante, que todos os livros técnicos que li sobre a co dependência.

A autora encontrou a solução para sua vida na frequência a um grupo de ajuda mútua que utiliza os Doze Passos sugeridos inicialmente por Alcoólicos Anônimos. Espero que este livro convença muitos outros a investigar os milagres que a gente encontra em semelhantes grupos de Doze Passos.

Tenho certeza que a pessoa que lê este livro não só se deliciará com seu conteúdo, mas poderá até encontrar nele um novo rumo para a sua própria vida.

Donald M. Lazo

Mogi das Cruzes, 23 de agosto de 2001.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s